Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom abre sua temporada de concertos mensais em Copacabana

Com apresentação de obras chinesas, performances de  dança e Kung Fu, concerto da orquestra formada por 25 jovens do Rio de Janeiro celebra também o Ano Novo Chinês

No último dia 24 de fevereiro, sábado, às 18h, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom fez seu primeiro concerto do ano no Forte de Copacabana, abrindo sua tradicional série de concertos mensais no espaço, um dos pontos turísticos cariocas mais visitados. Além da abertura da temporada, a apresentação realizou a celebração do Festival das Lanternas, também conhecido como o fim das comemorações do Ano Novo Chinês. 

A orquestra executou quatro obras chinesas em seu repertório, todas com arranjos especialmente produzidos para o projeto. O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, por meio da Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL. Já o patrocínio é da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e da TIJOÁ Energia. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e da Associação de Arte e Cultura RioMont.

No mesmo dia, o evento contou com a participação de integrantes da Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa, e performance de dança do Grupo Harmonia do Rio, além de Kung Fu e Dança do Leão. Foi feita também uma homenagem ao Cônsul Comercial da República Popular da China no Rio de Janeiro, Sr. Xu Yuansheng, por todo o apoio prestado aos projetos realizados e apoiados pela RioMont.

Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa

Vale lembrar que a Cia. RioMont de Dança Tradicional Chinesa segue ao longo de 2024 – ainda estão abertas as inscrições. A ideia é que o projeto, em um segundo momento, resulte em uma companhia de dança, que se aprofundará nas investigações artísticas resultantes do intercâmbio intercultural entre o Brasil e China. Os integrantes da companhia serão selecionados a partir de participantes da residência artística e conduzido pelos professores e coreógrafos Marcia

Após o final da residência, será realizado um circuito de apresentações, tendo início no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e se estendendo por outros espaços culturais do município e estado do Rio de Janeiro. O projeto é uma realização via cooperação entre a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Associação RioMont de Arte e Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e conta com patrocínio da empresa chinesa, CNPC.

Compartilhe

Contato

Para consultas, informações, solicitações e parcerias:

Newsletter

Fique por dentro de todas as notícias da Associação de Arte e Cultura RioMont.

Mídias Sociais