O presidente chinês Xi Jinping não apenas respondeu à carta recebida da Orquestra Forte de Copacabana, um projeto social que serve 28 jovens periféricos no Rio de Janeiro, mas também reconheceu a importância da responsabilidade social e do patrimônio cultural no Brasil. A carta, escrita por Márcia Melchior, diretora da Orquestra, foi entregue pessoalmente em Pequim ao embaixador brasileiro, Marcos Galvão, durante as comemorações dos 50 anos de relações comerciais entre Brasil e China, em setembro. Com a repercussão, a OFC foi convidada por diversas mídias para dar entrevistas.
Márcia Melchior, diretora artística da OFC, concedeu entrevista para a emissora chinesa CCTV sobre a repercussão da menção do Presidente Xi Jinping ao trabalho realizado pela orquestra em resposta à sua carta escrita para ele. 📺
Melchior informou que a Orquestra Forte de Copacabana é uma famosa orquestra folclórica do Rio de Janeiro e está tombada como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Disse ainda que a orquestra participa frequentemente de atividades de intercâmbio musical e cultural entre o Brasil e a China, aproximando os povos dos dois países através da música. Completou dizendo que a menção de Xi Jinping fortalece ainda mais a confiança dela e dos membros da orquestra no trabalho que realizam.
Veja mais sobre a repercussão na mídia: